O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) foi hoje desclassificado e perdeu o segundo lugar conquistado no Grande Prémio da Austrália, primeira prova do campeonato do Mundo de fórmula 1.

Numa prova para esquecer para a Red Bull, dominadora dos últimos mundiais, Ricciardo foi penalizado por não ter cumprido as novas regras de uso de combustível, depois de o alemão Sebastian Vettel, tetracampeão mundial, ter desistido na quinta volta.

A McLaren acabou por ser a grande beneficiada desta decisão, uma vez que coloca os seus dois carros no pódio, com o estreante Kevin Magnussen, o primeiro dinamarquês a alcançar um top-3 na fórmula 1, a ser segundo e o britânico Jenson Button, antigo campeão do Mundo.

Numa corrida ganha pelo alemão Nico Rosberg (Mercedes), o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) subiu ao quarto lugar, seguido do finlandês Valteri Bottas (Williams), do alemão Nico Hulkenberg (Forde India), do finlandês Kimi Raikonnen (Ferrari) e do francês Jean-Eric Vergne (Toro Rosso).

Na nona posição, o russo Daniil Kvyat (Toro Rosso) tornou-se no mais novo de sempre a pontuar, com 19 anos e 324 dias, menos 25 do que os que tinha Vettel quando pontuou pela primeira vez.