O piloto espanhol Marc Marquez (Honda) venceu hoje, pelo sexto ano consecutivo, o Grande Prémio das Américas, terceira prova do Mundial de velocidade de MotoGP, disputada em Austin, nos Estados Unidos.

Após largar da quarta posição da grelha, devido a uma penalização de três lugares, resultante de um incidente na qualificação com o seu compatriota Maverick Vinales (Yahama), Marc Marquez cedo demonstrou intenção de assumir a liderança.

Com uma partida rápida, o bicampeão mundial em título levou a sua Honda ao segundo lugar, atrás da Yahama do italiano Andrea Iannone, e passou para a liderança da prova ainda antes da conclusão da primeira volta.

Andrea Iannone procurou reagir ao ataque de Marc Marquez, mas sem efeito, pois o espanhol não mais perderia o controlo da prova, que terminou à frente do seu compatriota Maverick Vinales, que tinha herdado a ‘pole-position’.

À média de 158 quilómetros/hora, para percorrer os cerca de 110,26 km do percurso (20 voltas), Marc Marquez realizou o tempo de 40.52,002 minutos, e deixou Maverick Vinales, segundo, a 3,560 segundos, e Andrea Iannonne, terceiro, a 6,704.

Concluída a terceira prova do Mundial de MotoGP, o italiano Andrea Dovizioso (Ducati), lidera com 46 pontos, seguido de Marc Marquez (Honda), com 45, e Maverick Vinales (Yamaha), com 41.