A equipa do espanhol Fernando Alonso foi desqualificada das Seis Horas de Silverstone, prova do Mundial de automobilismo de resistência que tinham conquistado este domingo.
A equipa da Toyota, constituída ainda pelo suíço Sebastien Buemi e pelo japonês Kazuki Nakajima, perdeu o primeiro lugar devido a irregularidades nos blocos de titânio que estão no fundo plano dos carros.
Segundo o relatório dos comissários técnicos, no carro numero 8 "os patins deformaram 6mm do lado esquerdo e 8 mm do lado direito sob os especificados 2500 Newton de pressão." Já no carro numero 7, a deformação sob a mesma carga foi de "9 mm em todo o ‘skid block’".
A fabricante japonesa argumentou que esta situação se deveu a acidentes que os dois carros sofreram, mas os comissários técnicos não aceitaram essa justificação.
Os comissários não tinham nenhuma indicação sobre incidentes que envolveram os dois Toyota, mas a construtora insistiu que ambos os carros saíram várias vezes de pista e que por isso existia essa deformação.
No relatório final, os comissários escrevem que um carro da categoria LMP1 deve ser feito de forma a resistir a todos os rigores de uma corrida de seis horas.
Também o Toyota que tinha ficado em segundo lugar, conduzido pelo inglês Mike Conway, pelo japonês Kamui Kobayashi e pelo argentino José María López, foi desclassificado.
Assim, a Rebellion Racing, do norte-americano Gustavo Menezes, do suíço Thomas Beche e do francês Thomas Laurent, acbou por vencer.
Comentários