O australiano Mark Webber (Red Bull) aproveitou hoje a “pole-position” para comandar até final o 70.º Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, sexta prova do Mundial, enquanto o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), terceiro, se isolou na classificação.

«Foi uma corrida muito interessante, não muito difícil. Era preciso fazer diferença com os pneus ‘super-tenros’, depois voltar a fazer diferença a seguir à ida à ‘box’ e seguir até à meta, apesar da chuva no final da corrida», disse o piloto de 35 anos.

Webber conseguiu assim a oitava vitória em 183 provas, o segundo triunfo no Principado em três anos, nos quais a Red Bull sempre ganhou a partir da primeira posição da grelha de partida.

Graças ao terceiro lugar, atrás do alemão Nico Rosberg (Mercedes), Alonso conseguiu somar 76 pontos, mais três que o germânico, e bicampeão do Mundo, Sebastien Vettel (Red Bull) e Webber, instalando-se no topo da tabela.

Webber tornou-se também o sexto vencedor diferente nas seis corridas já disputadas em 2012, um recorde inédito nos 62 anos de Mundial, cuja competitividade também ficou patente pelo facto de os seis primeiros classificados nas ruas de Monte Carlo terem ficado separados por escassos seis segundos.

Com quase todos os pilotos a optarem por uma única paragem para a troca de pneus, numa pista onde as ultrapassagens são raras, Webber limitou-se a chegar à primeira curva na frente e gerir o resto das 70 voltas.

O alemão Michael Schumacher (Mercedes), cinco vezes vencedor no Mónaco e sete vezes campeão do Mundo, apesar de ter sido o mais rápido na qualificação, embora penalizado por um incidente anterior, foi um dos implicados na «carambola» que incluiu o francês Romain Grosjean (Lotus) e que também retirou prematuramente da corrida o venezuelano Pastor Maldonado e o espanhol Pedro de La Rosa (HRT), deixando vários outros monolugares com marcas.

A próxima prova do Mundial, o Grande Prémio do Canadá, disputa-se a 10 de junho, no circuito de Montreal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.