
Lewis Hamilton conquistou a 'pole position' para o grande da Prémio da Hungria em Fórmula 1. O campeão do Mundo não deu hipóteses à concorrência e fez a melhor volta da qualificação em 1:13,447 segundos, registo que constituiu um novo recorde em Hungaroring. O piloto britânico já tinha batido o recorde de pista de Hungaroring na Q2.
Bottas, seu colega de equipa, sairá da segunda posição, ao gastar mais 107 centésimos que o inglês.
Esta foi a sua sétima 'pole' de Hamilton na Hungria, onde já venceu por sete vezes. Foi também a 'pole' 90 do atual campeão do Mundo, ele que reforça o estatuto de pilotos com mais 'pole': alemão Michael Schumacher é o segundo, a distantes 22, com 68 no total, mais três do que o malogrado brasileiro Ayrton Senna, com 65.
Se ganhar este domingo, Hamilton igualará o recorde de Michael Schumacher, o piloto a vencer mais vezes numa pista. O alemão venceu em França em oito ocasiões.
Outro grande destaque da qualificação foram os pilotos da Racing Point, cujos carros estão equipados com motor Mercedes, que fizeram o terceiro e quatro melhores tempos, com Lance Stroll a levar à melhor sobre Sergio Pérez.
Vettel bateu Leclerc e sairá da 5.ª posição, com os dois Ferraris a ficarem a mais de um segundo dos Mercedes.
O britânico Lando Norris (McLaren/Renault) conseguiu somente o oitavo lugar, logo a seguir ao holandês Max Verstappen (Red Bull Racing Honda).
Pela primeira vez em dois anos, os dois Williams – o inglês George Russell (12.º) e o estreante canadiano Nicholas Latifi (15.º) – classificaram-se para a Q2.
Novamente sem público e sob rígidas medidas de segurança sanitárias, a terceira prova do mundial vai disputar-se em 70 voltas ao circuito, perfazendo um total de 306,6 quilómetros, a partir das 13:10 de domingo.
Bottas lidera o mundial com 43 pontos, mais seis do que o seu companheiro Hamilton (37), enquanto Norris (26), Leclerc (18) e Perez (16) completam o top 5.
Na Hungria, Hamilton vai tentar a sua 86.ª vitória na carreira, ele que está a seis do recorde estabelecido pelo alemão Michael Schumacher.

*Artigo atualizado às 16h13
Comentários