O piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou hoje a sua sexta ‘pole-position' da época de Formula 1, ao dominar a qualificação do Grande Prémio do Canadá, sétima prova do Mundial, que se disputa no domingo em Montreal.

O campeão do Mundo e atual líder do campeonato conta com a companhia, na primeira fila da grelha, do seu companheiro de equipa e principal rival, o alemão Nico Rosberg, que vem de triunfo no Mónaco.

Com a 44.ª ‘pole’ da carreira, precisa de apenas mais uma para igualar o recorde do tetracampeão Sebastian Vettel.

Hamilton, que lidera o Mundial com 126 pontos, mais 10 do que Rosberg, recuperou de dois dias irregulares e fez o melhor registo em 1.14,393, enquanto Rosberg ficou a cerca de três décimas, com 1.14,702.

A segunda fila, já no segundo 15, vai contar com os finlandeses Kimi Raikkonen (Ferrari), com 1.15,014, e Valtteri Bottas (Williams), 1.15,102, à frente do francês Romain Grosjean e do venezuelano Pastor Maldonado, as grandes surpresas da Lotus, com a melhor qualificação desde 2013.

O inesperado pelo lado negativo foi protagonizado pelo alemão Sebastian Vettel (Ferrari), quatro vezes campeão do Mundo e terceiro do campeonato, que não passou a primeira ronda de qualificação, com dececionante 16.º tempo (1.17,344), logo à frente de outra desilusão, o brasileiro Felipe Massa (Williams) com 1.17,886.

Este sub-rendimento tem explicação com problemas de potência em ambos os bólides (problemas eletrónicos com Vettel), prejudicando-os severamente, embora ambos subam um lugar na grelha, pois o holandês Max Verstappen (Toro Rosso) vai cumprir uma penalização de 15 lugares.

O dia de surpresas contemplou outro campeão do Mundo, o britânico Jenson Button (McLaren) que também não passou da Q1, enquanto o espanhol Fernando Alonso (McLaren) vai sair da 13.ª posição.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.