Lewis Hamilton foi o mais rápido na qualificação para o primeiro Sprint Qualifing da Fórmula 1, um novo formato de definir a grelha para a corrida de domingo que se estreia no Grande Prémio da Grã-Bretanha, que decorre este fim de semana em Silverstone.

O piloto da Mercedes foi o mais rápido na qualificação - que acontece ao sábado no modelo 'normal' - com um tempo de 1:26.134, menos 0.075s que Max Verstappen, da Red Bull, que sai da P2 para o Sprint de amanhã.

Bottas sai da terceira posição, depois de ter ficado a 0.194s do colega de equipa.

O britânico George Russell (Williams) foi a grande surpresa do dia, ao conseguir o oitavo posto, o seu melhor resultado em qualificação na Fórmula 1 até ao momento.

A prestação do jovem piloto protegido pela Mercedes fez levantar os cerca de 140 mil espetadores presentes nas bancadas.

A qualificação Sprint é um novo formato para definir a grelha de domingo e que vai ser testado em três grandes prémios esta temporada.

A qualificação - que neste formato se realiza à sexta - define a grelha de partida para o Sprint, que consiste numa corrida de 100 quilómetros, que em Silverstone corresponde a 17 voltas.

Os pilotos não estão obrigados a pararem nas boxes durante o sprint e podem usar os pneus que preferirem. O primeiro a passar a meta ao fim de 100km parte da primeira posição na corrida de domingo, o segundo da P2 e assim sucessivamente.

Além disto, o Sprint ainda dá pontos aos três primeiros classificados: três para o 1.º, dois para o 2.º e um para o 3.º. No final, não há cerimónia de pódio, mas a Fórmula 1 promete um desfile de pilotos e colares de flores para os vencedores.

O Sprint estreia-se amanhã, a partir das 16h30. Antes, às 12h, há a segunda e última sessão de treinos livres.

*Artigo corrigido às 23h52, com as horas corretas do Sprint e Sessão de Treinos Livres 2

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.