Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio da Rússia em Fórmula 1 e está cada vez mais perto do título. O piloto inglês da Mercedes aproveitou o abandono do seu colega Nico Rosberg para ficar mais perto do título. Sebastian Vettel, da Ferrari, foi segundo, a 5,953 segundos do inglês. Hamilton alcançou a nona vitória nesta temporada e a 41.ª da sua carreira,tendo completado as 53 voltas à pista do Autódromo de Sochi em 1:37.11,024 horas. A quatro corridas do final e com 100 pontos em disputa, o britânico passou a somar 302 e alagrou a vantagem para o segundo classificado, agora Sebastian Vettel, que tem 236, enquanto Nico Rosberg caiu para terceiro, com 229.

Sérgio Perez, da Force India, aproveitou uma colisão entre Raikkonen e Bottas na última volta para terminar em terceiro. O brasileiro Felipe Massa (Wiiliams), o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), o russo Daniil Kvyat (Red Bull), o brasileiro Felipe Nasr (Sauber), o venezuelano Pasto Maldonado (Lotus), o britânico Jenson Button (McLaren) e Fernando Alonso (McLaren) completaram por esta ordem o 'top-10'.

A corrida foi marcada pela entrada do Safety Car em duas ocasiões. A primeira aconteceu logo na primeira volta, devido a um despiste de Nico Hulkenberg. O alemão perdeu o controlo do seu Force India e acabou por levar com ele Marcus Ericsson da Sauber. Os dois tiveram de abandonar. Rosberg, que largou da pole, conseguiu manter a liderança apesar do forte ataque de Hamilton.

Na sétima volta Hamilton conseguiu passar por Rosberg e liderar a corrida até ao fim. O piloto alemão da Mercedes começou a sentir problemas no acelerador, perdeu o lugar para o inglês. Ainda foi a box mas teve de abandonar, ficando cada vez mais longe do título.

Na volta 12 o Safety Car voltou a entrar em pista, desta vez devido ao acidente do francês Romain Grosjean. O piloto da Lotus perdeu a traseira do carro quando ia a alta velocidade. Bateu com muita violência no muro de proteção, destruindo o seu monolugar e deixando muitos destroços na pista. Foi um embate muito violento mas o piloto conseguiu sair do carro com os próprios pés.

Valterri Bottas, que era segundo, foi o primeiro dos da frente a parar, onde perdeu para Vettel e Raikkonen, pilotos da Ferrari. No regresso perdeu imenso tempo a tentar recuperar lugares. Mas ainda conseguiu ganhar várias posições até chegar ao terceiro lugar, conseguido na derradeira volta, quando ultrapassou Sérgio Perez.

Só que também Raikkonen ultrapassou o mexicano e entrou em luta com o seu compatriota. Um toque entre os dois, provocado pelo piloto da Ferrari, acabou com a corrida de Bottas. Raikkonen ainda conseguiu seguir em frente para terminar em quinto, atrás de Massa e de Perez que conseguiu levar o seu Force India ao último lugar do pódio.

Massa foi quarto, Raikkonen quinto, Kvyat sexto, Nasr sétimo, Maldonado oitavo, Button nono e Alonso décimo. Destaque para a McLaren-Honda que consegue colocar os dois pilotos nos pontos pela primeira vez esta época.

Vettel ultrapassou Rosberg e já é segundo, a 66 pontos de Lewis Hamilton. Nos construtores, a Mercedes podia festejar o título já hoje mas o abandono de Rosberg adiou tudo para a próxima prova.

* artigo atualizado