O piloto espanhol Jorge Lorenzo, vítima de uma queda grave nos treinos livres do Grande Prémio da Alemanha de motociclismo, é baixa para a prova de MotoGP de domingo e terá de ser operado, anunciou esta sexta-feira a Yamaha.

O campeão do mundo em título, que já tinha fraturado a clavícula esquerda há duas semanas em Assen, na Holanda, voltou hoje a cair sobre esse lado.

«Decidi voltar a casa para recuperar da minha queda de hoje em Sachsenring. Terei de ser operado, porque a placa [de titânio, fixada na sua clavícula fraturada] torceu-se. Vou tentar recuperar para regressar o mais rápido possível», informou o piloto através de um comunicado da Yamaha.

A operação é uma má notícia para Jorge Lorenzo, que é atualmente segundo no mundial de MotoGP a nove pontos do seu compatriota Dani Pedrosa (Honda).

De acordo com um dos médicos da prova, a placa de titânio que foi colocada para suportar a clavícula fraturada torceu-se, o que provocava uma forte dor ao piloto.

Lorenzo, que tinha acabado de conseguir o melhor tempo nos treinos livres, saiu da pista a grande velocidade, durante a sua quarta tentativa, à saída da curva número 10.