O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) fez hoje o melhor tempo para a partida do Grande Prémio da Comunidade Valenciana de MotoGP, que decidirá no domingo o título mundial de motociclismo de velocidade da categoria rainha.

Atrás de Lorenzo – que fez um novo recorde da pista de Valencia, com 01.30,011 minutos - partem os pilotos também espanhóis Honda Marc Márquez e Dani Pedrosa.

O italiano Valentino Rossi (Yamaha), líder do campeonato, sofreu uma queda sem consequências a 46 segundos do final da sessão.

Rossi detém sete pontos de vantagem sobre Lorenzo, segundo classificado no Mundial, mas terá de partir da última posição da grelha para a corrida de domingo, devido à penalização que lhe foi imposta por ter tocado com o pé na Honda de Marc Márquez na prova anterior, provocando a queda do espanhol.

O italiano terá tarefa difícil para acrescentar mais um título aos sete alcançados na categoria rainha (500cc e MotoGP), pois, em caso de igualdade pontual, a vantagem pertence a Lorenzo, já que o espanhol venceu seis corridas em 2015, contra quatro de Rossi.

Caso Lorenzo ganhe a 18.ª e última etapa do Campeonato do Mundo ou acabe no segundo lugar, Rossi terá de terminar na posição imediatamente abaixo – segunda ou terceira, respetivamente - para se sagrar campeão do mundo.