A um dia do final do Rali da Finlândia, o inglês Kris Meeke (Citroen DS3) reforçou o comando da prova, com uma prestação brilhante no dia, no qual alargou a vantagem para 41 segundos sobre o finlandês Latvala.

Jari-Mati Latvala (Volkswagen Polo) é agora o único adversário de Meeke a menos de 1.30 minutos, o que dá bem a noção do domínio do inglês, hoje vencedor de quatro das oito especiais do dia.

Os Ford Fiesta do estónio Ott Tanak e do dinamarquês Mads Ostberg ganharam uma especial cada e as outras duas foram para o campeão do mundo, o francês Sebastien Ogier (Volkswagen), que na véspera ficou fora da discussão da vitória final, após uma saída de estrada em que perdeu mais de um quarto de hora.

As vitórias 'de prestígio' de Ogier, nas últimas especiais do dia, a 19.ª e 20.ª, não lhe dão para mais do que o 29.º lugar, a quase 20 minutos de Meeke.

A tarefa de Latvala para as quatro especiais de domingo é 'ciclópica', já que está a 41 segundos, mas para os outros é quase impossível: o irlandês Craig Breen (Citroen) está a 1.43, Tanak a 1.54 e o belga Thierry Neuville (Hyundai) a 2.00.