Lance Stroll conquistou Pole Position no Grande Prémio da Turquia com um minuto e 47.765 segundos, naquela que é a primeira pole position da carreira do canadiano e da Racing Point.

Depois de treze poles positions seguidas para a Mercedes, é a primeira vez esta temporada que nem Lewis Hamilton nem Valteri Bottas partem da primeira posição da grelha de partida.

"Estou em choque. Não esperava estar nesta posição", reagiu o piloto de 22 anos cujo resultado está ainda pendente de validação depois de uma situação em que alegadamente não respeitou bandeiras amarelas.

A Racing Point ocupa dois dos três primeiros lugares da grelha de partida, com Sergio Perez a sair de P3, depois de completar a qualificação com mais 1.556 segundos que o colega de equipa. No meio dos carros rosa surge Max Verstappen, da Red Bull, que parte de P2 depois de fazer mais 0.290s que Stroll.

A partida de amanhã será bem diferente no que tem sido habito esta temporada para Hamilton e Bottas: o britânico - que pode sagrar-se campeão este domingo - vai partir de P6, enquanto o finlandês sairá de P9.

As condições difíceis levaram mesmo Hamilton, que pode conquistar o sétimo título mundial este domingo, a considerar que foi uma das piores sessões da sua vida.

"Foi, sem dúvida alguma, uma das menos prazerosas, se não mesmo aquela de que menos gostei", comentou o piloto britânico, no final.

*Artigo atualizado às 16h07