O piloto britânico Lewis Hamilton vai abandonar a McLaren, anunciou esta sexta-feira a escuderia, que já contratou para a próxima temporada o mexicano Sergio Perez, da Sauber.

«É totalmente apropriado que aproveite para agradecer a Lewis [Hamilton]. Ele escreveu um grande capítulo da sua carreira connosco e foi, e será sempre, um membro exclusivo dos campeões mundiais da McLaren», escreveu o principal responsável pela escuderia, Martin Whitmarsh, na nota que noticiou a contratação de Perez.

Hamilton, que estará a caminho da Mercedes, estreou-se na Fórmula 1 precisamente ao volante de um McLaren, em 2008, ano em que se sagrou campeão mundial.

Nesta temporada, o britânico já venceu três grandes prémios (Canadá, Hungria e Itália), mas atrasou-se na corrida a novo título mundial com a desistência no último fim-de-semana no Grande Prémio de Singapura, 14.ª prova da época.

Quando faltam seis corridas para o final do Mundial, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) lidera a classificação, com 194 pontos, mais 52 que Hamilton, que segue agora no quarto posto.

Segundo a imprensa alemã, Lewis Hamilton ocupará a vaga deixada pelo veterano germânico Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial e que estará de saída da Mercedes.