O campeão do Mundo de MotoGP, o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha), estabeleceu hoje o recorde do circuito australiano de Phillip Island, impondo-se ao compatriota Marc Marquez (Honda) na qualificação para a corrida de domingo.
Lorenzo estabeleceu a nova marca ao cumprir a sua melhor volta em 1.27,899 minutos, menos 0,221 segundos do que Marquez, que lidera o Mundial com 43 pontos de vantagem, quando faltam três corridas até ao final do campeonato.
No ano de estreia em MotoGP, Marquez necessita apenas de ganhar oito pontos a Lorenzo para reeditar o feito do Kenny Roberts, que se sagrou campeão do Mundo como “rookie”, em 1978.
O companheiro de equipa de Marquez na Honda, o também espanhol Dani Pedrosa, que, a 54 pontos da liderança, ainda está na corrida pelo título mundial, quando ainda faltam disputar 75, não foi além do quinto melhor registo na qualificação, atrás do compatriota Alvaro Bautista (Honda) e do italiano Valentino Rossi (Yamaha), quinto e quarto, respetivamente.
No domingo, o Grande Prémio da Austrália vai ser disputado de “bandeira a bandeira” e terá 26 voltas, menos uma volta do que o inicialmente previsto, para evitar problemas com os pneus.
Assim, entre a 12.ª e a 14.ª voltas, os pilotos vão ter obrigatoriamente de trocar de mota, que têm de estar equipadas com um conjunto de pneus duros.
A direção da corrida foi mais drástica na corrida de Moto2, tendo decidido encurtá-la de 25 para 13 voltas, após consulta do fabricante dos pneumáticos (Dunlop), que disse não conseguir garantir a segurança dos pilotos, na sequência dos testes feitos pelo suíço Dominique Aegerter (Kalex).
O espanhol Pol Espargaro (Kalex), que está a apenas nove pontos do britânico Scott Redding, que lidera o campeonato, vai partir na dianteira para a corrida de Moto2, à frente dos compatriotas Esteve Rabat (Kalex) e Jordi Torres (Suter).
Em Moto3, o líder da categoria, o Luis Salom (KTM) vai partir à frente do alemão Jonas Folger (KTM) e do seu compatriota Efren Vazquez (Mahindra).
O português Miguel Oliveira (Mahindra), que sofreu uma queda durante a qualificação, vai partir do oitavo lugar da grelha.