A escuderia tetracampeã de Fórmula 1 Red Bull cumpriu hoje mais um dececionante dia de testes de pré-época no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, somando problemas mecânicos e levantando dúvidas quanto à fiabilidade do RB10.
Os testes de Jerez, a primeira indicação quanto à performance dos novos monolugares para a época que se aproxima, começaram na terça-feira e, em dois dias, o campeão Sebastian Vettel só conseguiu fazer 11 voltas ao circuito.
Na terça-feira, Vettel completou apenas três voltas e na quarta-feira o novo RB10 só fez oito voltas devido a problemas no ERS, o Sistema de Recuperação de Energia.
O seu companheiro de equipa, o australiano Daniel Ricciardo, praticamente nem aqueceu o novo V6 Turbo da Renault. Logo na primeira volta, o piloto (ex-Toro Rosso) teve de abandonar o RB10 com fumo a sair da traseira.
Ricciardo ainda fez mais duas voltas até que a equipa austríaca anunciou que não faria mais nenhuma volta hoje.
"Trabalhamos no duro ontem [quarta-feira] para fazer as alterações que considerámos necessárias para ultrapassar os problemas identificados. Tínhamos a esperança que hoje o dia pudesse ter mais êxito", indicou o coordenador de engenheiros Andy Damerum num comunicado divulgado pela equipa.
O programa da primeira corrida do Mundial, o Grande Prémio da Austrália, começa a 16 de março, mas até lá as equipas apenas terão mais nove dias de testes. Damerun admite que a equipa Red Bull, favorita nas últimas temporadas, está este ano mais atrasada em relação às rivais.
"É óbvio que toda a equipa está frustrada com estes problemas. No entanto, somos bastante bons a recuperar deste tipo de coisas. É aqui que toda a equipa se junta e estou certo de que vamos conseguir resolver os problemas", disse.