O espanhol Marc Marquez (Honda) vai partir da ‘pole position’ para o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, depois deste sábado ter sido o mais rápido na qualificação para a nona prova do Mundial de velocidade.

O bicampeão do mundo da classe rainha, de 22 anos, efetuou a melhor volta ao circuito de Sachsenring em 1.20,336 minutos, novo recorde de uma pista em que obteve a sexta ‘pole position’ consecutiva e na qual procura o sexto triunfo seguido na corrida de domingo, contabilizando as três categorias.

Depois de ter dominado a competição de forma incontestada nos últimos dois anos, Marquez ocupa apenas o quarto lugar no Mundial de pilotos, a 74 pontos do líder, o italiano Valentino Rossi, mas hoje liderou a ‘armada espanhola’, que monopolizou a primeira linha da grelha de partida.

Dani Pedrosa, aos comandos de uma Honda, foi o segundo mais rápido, a 292 centésimos de Marquez, tendo Jorge Lorenzo, em Yamaha, registado o terceiro melhor tempo, gastando mais 585 centésimos do que o compatriota.

Rossi, também em Yamaha, que já festejou quatro triunfos no circuito alemão, mas nenhum desde 2009, obteve o sexto melhor registo, a 884 centésimos de Marques, atrás do italiano Andrea Iannone (Ducati) e do colombiano Yonny Hernandez (Ducati Pramac), quarto e quinto mais rápidos.

Na categoria intermédia – Moto2 -, o francês Johann Zarco (Kalex), líder do campeonato, obteve a ‘pole position’ para a corrida de domingo ao cumprir a melhor volta em 1.24,044 minutos, batendo por 89 centésimos o belga Xavier Simeon e por 247 o italiano Franco Morbidelli, ambos em Kalex.

Em Moto3, o britânico Danny Kent (Honda) foi o mais veloz, numa sessão de qualificou sem a presença do português Miguel Oliveira (KTM), que fraturou o quarto metacarpo da mão esquerda em consequência de uma queda sofrida durante os primeiros treinos livres, na sexta-feira.

Kent, líder do campeonato do mundo da classe inferior, registou a melhor volta à pista germânica em 1.26,420 minutos, menos 519 centésimos do que o italiano Enea Bastianini (Honda) e menos 521 centésimos do que o checo Karel Hanika (KTM), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.