O holandês Max Verstappen (Red Bull) viu hoje ser-lhe atribuída a vitória no Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1, em Spa-Francorchamps, apesar de se ter resumido a um desfile atrás do safety car devido à chuva intensa.

Depois de um atraso de mais de três horas em que a chuva dificultava a visibilidade em pista, Max Verstappen, autor da ‘pole position’ no sábado, foi dado como vencedor pela sexta vez esta temporada, 16.ª da carreira, amealhando apenas metade dos pontos normalmente atribuídos em cada corrida.

A Verstappen foi creditado o tempo de 3.27,071 minutos, terminando 1,995 segundos à frente do britânico de George Russell (Williams), segundo classificado, e a 2,601 segundos do também britânico Lewis Hamilton (Mercedes), terceiro classificado.

“Espero que devolvam o dinheiro aos espetadores”, dizia o sete vezes campeão do mundo, nas entrevistas após a 12.ª das 22 corridas previstas para o Mundial de 2021.

Já Verstappen admitia que “não é desta forma que se quer vencer”, deixando uma palavra “aos adeptos que se mantiveram tanto tempo e que são os verdadeiros vencedores de hoje”.

A chuva que se abateu sobre o circuito levou a organização a ir adiando sucessivamente o início da corrida, que acabou suspensa após a volta de formação de grelha.

As voltas de instalação foram dadas atrás do ‘safety car’ mas, mesmo assim, o mexicano Sérgio Perez (Red Bull) acabaria por se despistar.

A prova acabaria reatada três horas e 17 minutos depois do que estava previsto, com a informação de que seria encurtada para uma hora e que seriam atribuídos metade dos pontos caso o vencedor cumprisse pelo menos duas voltas e menos de 75% da distância original (44 voltas).

Os pilotos acabaram por desfilar atrás do ‘safety car’ ao longo de voltas, o suficiente para Verstappen ser declarado vencedor e ter havido mesmo cerimónia de pódio.

Com este resultado, o holandês encurtou de oito para três a distância que o separa de Hamilton, líder do campeonato, após 12 provas.

George Russell, por sua vez, conseguiu o melhor resultado da sua carreira ao ser segundo classificado.

Verstappen somou 12,5 pontos em vez dos 25 habituais, Russell nove e Hamilton 7,5.

Hamilton acabaria por admitir que “não se via nada”, enquanto Verstappen considerava que “estava molhado mas em condições para correr”.

A próxima prova está prevista para o próximo fim de semana, com o Grande Prémio dos Países Baixos.