Miguel Oliveira foi terceiro no Grande Prémio da Alemanha em MotoGP. O português terminou atrás de Marc Márquez, vencedor da prova, e somou o terceiro pódio consecutivo esta época. O espanhol tem dominado na pista de Sachsenring onde venceu sempre. Fábio Quartararo, líder do campeonato, ficou em terceiro lugar.
O piloto português da KTM terminou a 1,610 segundos de Márquez, que venceu pela primeira vez na categoria rainha desde o Grande Prémio de Valência de 2019.
O piloto português chegou a Sachsenring muito motivado, após a vitória de há 15 dias na Catalunha. O Falcão de Almada partiu do 6.º posto, foi ganhando posições até ficar atrás do líder Marc Márquez. Chegou a rodar a menos de um segundo mas depois teve de abrandar nas duas derradeiras voltas, já com pouco pneu.
Filme da corrida
Miguel Oliveira, que tinha sido o mais rápido nos treinos de sexta-feira, conseguiu apenas o sexto melhor tempo na qualificação. No arranque teve de travar para não bater num adversário, caiu uma posição mas rapidamente voltou ao sexto posto. Destaque para o grande arranque de Marc Márquez, da Honda, que saltou do 5.º para o 2.º posto antes da primeira curva. Na segunda volta Márquez já era líder, após ultrapassar Aleix Espargaró.
Na 5.ª volta, Miguel Oliveira ultrapassou Fabio Quartararo, líder do campeonato e sibiu ao 5.º posto e, duas voltas depois, saltou para 4.º após deixar Jack Miller para trás.
O piloto português da KTM estava a voar na pista de Sachsenring. À 9.ª volta foi mostrada bandeira branca para os pilotos trocarem de moto, se assim entendessem, dados alguns pingos de chuva no circuito, mas ninguém foi às boxes. Foi nessa altura que Miguel Oliveira voou, ultrapassando Zarco e Jack Miller e cravando a melhor volta da prova.
O piloto de Almada encetou uma perseguição a Marc Márquez, piloto espanhol que levava grande vantagem na frente. Miguel Oliveira começou a baixar os tempos por volta, dominado no cronómetro e aproximando-se cada vez mais do espanhol. O português era mais rápido mas sempre mais de um segundo de Márquez.
A cinco voltas do final, Miguel Oliveira conseguiu finalmente estar a menos de um segundo de Márc Márquez, numa corrida onde os dois centravam as atenções. Só que já nas duas derradeiras voltas teve de baixar o ritmo, numa altura em que já não tinha pneus.
Marc Márquez venceu num circuito onde tem dominado: já são oito triunfos da 'Formiga' em Sachsenring. É o regresso do espanhol aos triunfos.
Fábio Quartararo, líder do campeonato, ficou no último lugar do pódio.
O piloto de Almada, que subiu ao pódio pela terceira vez consecutiva, soma agora 74 pontos no Mundial de pilotos e mantém-se no sétimo lugar do campeonato, que continua a ser liderado pelo francês Fabio Quartararo (Yamaha).
Comentários