O piloto português Miguel Oliveira (Mahindra MGP3O) terminou esta sexta-feira no oitavo lugar a segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Argentina, no autódromo Termas de Rio Hondo, terceira prova do Mundial de Moto GP.
“Os treinos correram bastante bem, tendo em conta que estamos a descobrir uma nova pista e, ao mesmo tempo, a habituarmo-nos às condições da mesma”, referiu o piloto, destacando o facto de o circuito receber pela primeira vez uma prova do Mundial.
Miguel Oliveira disse ainda que sentiu alguns problemas com o desgaste do pneu traseiro devido à pista ser nova, não ter borracha no piso e estar bastante suja, o que cria dificuldades no que diz respeito à consistência ao longo de muitas voltas.
O luso começou assim da melhor forma esta terceira prova do campeonato e, no final das duas primeiras sessões de treinos livres, o piloto da Mahindra MGP3O demonstrou solidez e rapidez para estar entre os dez mais rápidos.
O piloto português começou o dia na quinta posição após a sessão de treinos livres inicial, numa pista ainda demasiado suja e sobre a qual o pelotão das Moto 3 evoluiu para abrir as trajetórias do traçado sul-americano.
Na segunda sessão, com os registos a continuarem a baixar de forma natural como acontece em qualquer nova pista, o piloto da equipa indiana acabou por ser prejudicado na fase final por alguns pilotos mais lentos.
O “trânsito” na pista de Rio Hondo impediu Miguel Oliveira de realizar uma série de voltas rápidas nos derradeiros momentos da sessão, pelo que, depois de ter estado na quarta posição a três minutos do final da sessão, desceu para o oitavo posto.
“Com o pneu novo fomos bastante competitivos apesar da moto não estar ainda afinada a 100 por cento. Temos que melhorar o ‘travão motor’ e alguns pormenores de afinação de ciclística, referiu.
O piloto afirmou, no final da sessão, ter ficado bastante satisfeito, porque, no seu entender, “foi a melhor sexta-feira de todo o campeonato.
"Habituei-me rapidamente à pista e às suas condições e amanhã (sábado) queremos fazer um bom terceiro treino livre para preparar uma boa qualificação”, disse.
Miguel Oliveira melhorou quase em um segundo e meio o seu melhor tempo da primeira para a segunda sessão, terminando a pouco mais de um segundo do piloto mais rápido no final deste primeiro dia na América do Sul.
No sábado, o piloto da Mahindra regressa à pista de Termas de Rio Hondo para a terceira sessão de treinos livres e logo de seguida a qualificação que decide a “grelha” de partida para esta terceira prova do campeonato de 2014.