O norueguês Andreas Mikkelsen e a Volkswagen dominaram hoje em absoluto a superespecial de abertura do Rali de Portugal, um troço-espetáculo em que mostraram uma enorme vontade de esquecer o fracasso da Argentina.
Em Lousada, Mikkelsen assumiu-se como primeiro líder da quinta prova do Campeonato do Mundo, ao cumprir os 3,6 quilómetros da classificativa em 2.41,1 minutos, seguido de perto pelo seus companheiros Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala.
O campeão do Mundo e líder do Mundial gastou mais meio segundo para percorrer o curto traçado, enquanto Latvala completou o circuito com mais oito décimos do que o norueguês, vincando a superioridade da marca alemã.
“Foi fantástico o ambiente desta superespecial, com as bancadas cheias de um público que gosta de ralis. Foi bom começar por ser o mais rápido, mas o rali só começa verdadeiramente amanhã [sexta-feira]. Vamos procurar continuar a ser rápidos e manter este bom começo”, disse Mikkelsen, terceiro classificado do Mundial.
Afastado da luta pela vitória na Argentina devido a problemas mecânicos, Sébastien Ogier também ficou satisfeito com o arranque, mas sublinhou que a superespecial foi apenas um ‘aperitivo’, a pensar nas mais de 10.000 pessoas que estiveram na pista de rali-crosse da Lousada.
“Foi um bom começo, mas amanhã [domingo] é que é importante. Hoje, foi mais para o público e para o espetáculo”, disse o gaulês, vencedor das três primeiras provas – Monte Carlo, Suécia e México –, que no Rali de Portugal procura igualar o recorde de cinco vitórias fde Markku Alen.
O polaco Robert Kubica (Ford Fiesta RS), a 1,4 segundos, foi o quarto e primeiro privado, intrometendo-se entre os Volkswagen e o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), que terminou com mais 2,1 segundos.
O britânico Kris Meeke fez o sexto tempo, a 2,2 minutos, um mês depois de ter aproveitado a razia da Volkswagen na Argentina para estrear o seu palmarés no WRC e para dar à Citroën a primeira vitória desde agosto de 2013.
O norueguês Mads Ostberg, segundo classificado do Mundial, gastou mais um décimo e fez o sétimo registo, horas depois de ter capotado no ‘shakedown’.
Entre os portugueses, Miguel Campos (Ford Fiesta R5), foi o mais rápido, conseguindo o 23.º tempo, a 8,1 segundos de Mikkelsen, e Bernardo Sousa (Peugeot 208 T16), ficou imediatamente atrás, a 9,1, na primeira de três provas que prevê fazer na classe WRC2.
O campeão nacional, Pedro Meireles, que deveria ter sido um dos pilotos a fazer a estreia mundial do Skoda Fabia R5, deu um toque nos testes e o motor sofreu uma fissura que o obrigou a participar com o ‘velho’ S2000. Com o pensamento na Rali dos Açores, próxima prova do Nacional, o vimaranense fez o 40.º tempo, a 15,1 segundos.
Na sexta-feira, cumprem-se mais seis provas especiais de classificação, com duas passagens nos troços de Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, num total de 128 quilómetros cronometrados.
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