O espanhol Alex Marquez (Honda) sagrou-se hoje campeão do Mundo de Moto3 no Grande Prémio da Comunidade Valenciana, em Espanha, apesar da vitória do australiano Jack Miller, seu rival na corrida ao título.

Na 18.ª e última corrida do ano, em que o português Miguel Oliveira (Mahindra) foi oitavo classificado, bastou a Alex Márquez o terceiro lugar para que sucedesse um facto inédito no Mundial de motociclismo de velocidade, o de ser campeão no mesmo ano em que o seu irmão mais velho, Marc, conquistou pela segunda vez o título de MotoGP, categoria rainha.

Miller (KTM), que partiu com um atraso de 11 pontos na classificação do campeonato, foi virtual campeão durante algumas períodos da corrida, no circuito Ricardo Tormo, em Valência, mas o catalão, de 18 anos, esteve sempre atento e segurou o terceiro lugar, atrás de Isaac Viñales (KTM).

Sob ameaça do Danny Kent (Husqvarna) nas últimas voltas, Márquez sossegou quando o britânico cometeu um erro na derradeira volta e ficou sem hipóteses de ultrapassar o espanhol, que assim conquistou para a Espanha o 32.º título mundial de motociclismo nas três principais categorias e o terceiro em três possíveis esta época, após os de Marc Márquez (MotoGP) e "Tito" Rabat (Moto2).

Com apenas três vitórias, contra seis de Jack Miller, Alex Márquez acabou por ser o piloto mais regular e terminou o campeonato com 278 pontos, somente mais dois do que o australiano.

Miguel Oliveira, que largou da 17.ª posição da "grelha" e era 19.º após a primeira volta, recuperou até ao oitavo posto, garantido somente na última das 24 voltas da corrida, o que lhe assegurou a décima posição no Mundial, com 110 pontos.

Na próxima época, a quinta categoria mais baixa, Miguel Oliveira, de 19 anos, vai deixar a Mahindra Racing para se juntar à Red Bull KTM Ajo, a atual equipa de Jack Miller, que em 2015 vai dar o salto para o MotoGP.