O diretor desportivo da KTM, o espanhol Jordi Viladoms, deu conta da "tristeza" que tomou conta da equipa pela morte de Paulo Gonçalves, garantindo que "ninguém está mais chocado do que Toby Price, o primeiro a chegar ao local.

"Foi um dia extremamente triste para toda a família do rali. Ele era muito querido no acampamento, não só por ser um grande piloto mas, também, por ser uma pessoa espantosa e uma lenda do nosso desporto", disse o antigo piloto espanhol.

Viladoms admitiu que toda a equipa ficou "chocada", mas "ninguém mais do que o Toby [Price], que foi o primeiro a alcançar o Paulo depois da queda", revelou o responsável desportivo a KTM.

O espanhol disse ainda que "um dia sem competição vai permitir aos pilotos prestar homenagem ao Paulo e limpar as cabeças antes de continuarem na terça-feira".

A organização do Rali Dakar de todo-o-terreno decidiu cancelar a oitava de 12 etapas para motas e quads, prevista para segunda-feira, devido à morte do piloto português Paulo Gonçalves na tirada de hoje.

A decisão foi tomada "em conjunto com equipas e pilotos" e surge devido à "consternação" que afetou "sobretudo os pilotos das motas", pois o português "era uma figura querida da prova, imensamente respeitado tanto pelos veteranos como pelos menos experientes pilotos que o admiravam e se sentiam inspirados por ele", escreveu a organização, em comunicado.

A anulação da etapa, com partida e chegada em Wadi Al Dawasir, surge "para dar tempo aos pilotos de fazerem o luto" pela morte do piloto português.

A organização anunciou, ainda, uma homenagem que irá decorrer esta noite, no acampamento da prova, e que irá reunir todos os participantes.

Paulo Gonçalves era o mais veterano dos pilotos que lutava pelos lugares cimeiros, o único dos principais ‘motards’ que ainda tinha participado nas edições africanas da prova. Os restantes já se retiraram ou passaram para os automóveis.

O piloto português, que participava no Dakar pela 13.ª vez desde 2006, morreu hoje na sequência de uma queda durante a sétima de 12 etapas da 42.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, na Arábia Saudita.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.