Sébastien Ogier (Volkswagen Polo-R), bicampeão mundial em título, ascendeu esta sexta-feira à liderança do Rali de Monte Carlo, prova de abertura do campeonato, beneficiando de um erro do compatriota Sébastien Loeb (Citroen DS3).
Loeb, que conquistou nove títulos mundiais de ralis e até se tinha distanciado no comando durante a fase inicial do segundo dia de prova, embateu numa rocha durante o oitavo troço, danificando a suspensão traseira esquerda do seu carro e vai afundar-se na classificação.
Loeb, de 40 anos e que não competia no Mundial de ralis há 15 meses, parecia lançado para conquistar a oitava vitória em Monte Carlo, a única prova do campeonato deste ano em que deve participar, mas depois do "toque" de hoje ficou irremediavelmente afastado da luta pelo triunfo.
Ogier aproveitou para assumir pela primeira vez a liderança da corrida, concluindo a segunda etapa com o tempo total de 1:52.07,4 horas, depois de se ter imposto em duas "especiais", o mesmo número com que Loeb também venceu.
O vencedor das duas últimas edições do campeonato do Mundo de ralis detém 1.45,4 minutos de vantagem sobre o finlandês Jari-Matti Latvala, colega de equipa na Volkswagen, e 2.34,8 sobre o norueguês Andreas Mikkelsen, também em Volkswagen Polo-R, segundo e terceiro posicionados.
O polaco Robert Kubica, antigo piloto de Fórmula 1, ao volante de um Ford Fiesta RS, foi o mais rápido do dia, ao vencer três troços, apesar de ocupar apenas o 22.º lugar da classificação geral.
Comentários