O piloto francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta) foi hoje multado em 10 mil euros, mas evitou a perda de pontos, por ter pedido ajuda após esquecer-se de uma folha de controlo no final de um troço do Rali da Sardenha.

O pentacampeão do mundo de ralis, que terminou a prova na Sardenha em segundo, naquela que foi a sétima corrida do Mundial em 2018, violou as regras ao pedir ajuda a terceiros, neste caso ao piloto estónio Ott Tanak (Toyota Yaris), que lhe trouxe a folha de controlo antes do arranque da ‘power stage’.

O esquecimento do copiloto de Ogier, Julien Ingrassia, foi multado em 10 mil euros, tendo sido ainda imposta, como pena suspensa, a retirada dos 22 pontos conquistados pelo francês na Sardenha, bem como os 18 amealhados para a sua equipa, a M-Sport Ford. Esta sanção só será aplicada em caso de reincidência.

A suspensão da penalização por ajuda de terceiros, hoje anunciada pela Federação Internacional do Automóvel, permite a Ogier continuar a 27 pontos do líder do Mundial, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.