O piloto francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris), que este domingo venceu o rali da Croácia, do campeonato do mundo, foi multado em sete mil euros devido ao acidente de viação em que esteve envolvido.

O piloto francês foi multado em cinco mil euros pelo acidente de tráfego e em dois mil por ter passado um sinal vermelho nas ruas de Zagreb, no domingo, durante o percurso de ligação a uma das especiais da terceira prova do Mundial de Ralis.

Para além das multas, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) ameaça o piloto de exclusão por uma prova caso volte a repetir-se um incidente similar esta temporada.

De acordo com uma comunicação da equipa Toyota aos comissários da prova, Ogier sofreu uma avaria e tentou estacionar numa paragem de autocarro, momento em que terá sido abalroado por um condutor que o tentava ultrapassar.

A FIA referiu, em comunicado, que o piloto campeão do mundo parou "mais à frente para comprovar que não havia feridos" e trocou dados com o condutor do outro veículo.

Entretanto, chegou uma patrulha da polícia, "que não falava inglês" e decorreu uma conversa telefónica entre a organização do rali e um dos agentes.

Ogier pensou que o assunto já estava resolvido e arrancou, de forma a evitar uma penalização por atraso no controlo horário da prova.

No entanto, um dos polícias, por desconhecer a conversa telefónica, tentou impedir o piloto de arrancar. Acabou multado por ter saído do local e por ter passado um semáforo vermelho.

No final, o sete vezes campeão mundial pediu desculpas "a todos os envolvidos" e os comissários concluíram que um acidente de tráfego "não viola nenhuma das regras" da prova.

O piloto francês acabou por somar a segunda vitória da temporada em três corridas disputadas, batendo o galês Elfyn Evans (Toyota Yaris) por 0,6 segundos, recuperando a liderança do campeonato.

A próxima prova do Mundial será o rali de Portugal, de 20 a 23 de maio.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.