O piloto francês Sébastien Ogier (Volkswagen Polo R) pode sagrar-se campeão do Mundo de ralis neste fim de semana, no Rali da Alemanha, caso aumente a vantagem para os segundos classificados no mundial em 22 pontos.
Ogier comanda a classificação geral do Mundial de pilotos com 181 pontos, mais 90 do que o seu companheiro de equipa, o finlandês Jari-Matti Latvala, e o belga Thierry Neuville (Ford Fiesta RS).
Uma vitória no Rali da Alemanha - primeira prova do Mundial integralmente em asfalto - e os três pontos de bónus de piloto mais rápido na "Power Stage" daria a Ogier mais 28 pontos na classificação.
Essa pontuação daria o título ao piloto francês caso Latvala e Neuville não fossem além do oitavo lugar.
Nos últimos cinco ralis, um ou outro piloto (Latvala e Neuville) já ficaram abaixo do sétimo lugar, mas nunca ambos na mesma corrida.
Caso conseguisse o título na Alemanha, Ogier quebraria um recorde do compatriota Sebastian Loeb: sagrar-se campeão a quatro corridas do final da temporada.
Loeb - campeão dos últimos nove anos - conseguiu seis dos seus títulos antes da última prova, mas nunca com mais de três corridas por disputar. Em 2013, apenas participou em três provas, vencendo no Mónaco e na Argentina e sendo segundo na Suécia.
Este ano, Ogier já venceu os ralis da Suécia, México, Portugal, Itália e Finlândia, conseguindo nos quatro primeiros os três pontos de bónus na "power stage". Por outro lado, o francês já tem no seu currículo uma vitória na Alemanha, em 2011.
Após seis ralis consecutivos em terra, o Mundial chega ao asfalto da Alemanha. O rali decorre de quinta-feira até domingo, começando em Colónia, com duas especiais, a segunda à noite. De sexta a domingo, as equipas deslocam-se para a base do rali, em Trier, com as etapas a decorrer nas estradas da zona vinícola de Mosel.

Além do rali da Alemanha, o Mundial de Ralis inclui ainda passagens pela Austrália (12 a 15 de setembro), França (03 a 06 de outubro), Espanha (24 a 27 de outubro) e País de Gales, palco do Rali da Grã-Bretanha (14 a 17 de novembro).

Veja o calendário e resultados do WRC

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.