Penafiel vai receber no fim de semana milhares de motociclistas, de todo o país, para a 22.ª edição do Dia Nacional do Motociclista, disse hoje à Lusa fonte autárquica.

"Dezenas de milhares de motociclistas vão marcar presença neste evento de cariz nacional", acrescentou a fonte, em comunicado.

Ao longo do evento vão também ser assinalados os 30 anos de existência do Moto-Clube Vale do Sousa, agremiação com sede em Penafiel.

O ponto alto do programa acontecerá no domingo, às 14:00, com o desfile dos motociclistas pelas ruas da cidade. Os amantes das duas rodas circularão desde o Sameiro até ao Campo da Feira, exibindo o habitual colorido das bandeiras e estandartes dos respetivos clubes.

O cortejo incorporará também o andor de S. Rafael, padroeiro dos motociclistas, e o andor de S. Martinho, padroeiro de Penafiel.

A sessão solene está prevista para as 15:00, culminando na tradicional bênção de motos e capacetes. Ainda no domingo, mas na parte da manhã, os participantes visitarão o Museu Municipal de Penafiel.

Do programa oficial constam várias atuações de grupos de música, com os "The Step" e os "Galandum Galundaina", na sexta-feira. No sábado atuarão os grupos "Rock Luso" e "GNR".

Todos os espetáculos terão entrada livre.

Citado no comunicado, o presidente da Federação Portuguesa de Motociclismo (FPM), Manuel Marinheiro, destaca a importância do evento, sublinhando que no domingo "todos os caminhos vão dar a Penafiel".

"Temos lá encontro marcado com todos os amigos, inclusive com aqueles que já nos deixaram e que iremos recordar com saudade, prestando-lhes sentida homenagem", acrescentou o dirigente.

Já para o presidente do Moto Clube do Vale do Sousa, Fernando Gomes, "este é, sem dúvida, o dia mais especial do calendário anual do motociclismo em Portugal".

"Esta 22.ª edição, aqui em Penafiel, vai ser ainda mais especial, com o 30.º aniversário do Moto Clube do Vale do Sousa. Desejo a todos os motociclistas um excelente encontro e que, durante estes dias, desfrutem da beleza da nossa cidade e da simpatia das nossas gentes", reforçou.

O evento é apoiado pela Câmara de Penafiel, cujo presidente Antonino Sousa destaca a presença no concelho de milhares de motociclistas portugueses e estrangeiros, frisando que é estratégia da autarquia "atrair grandes eventos para o concelho".

“Durante este fim-de-semana, Penafiel vai receber o espírito e a alegria de dezenas de milhares de motociclistas, que terão a oportunidade de conhecer o território, o património, a gastronomia e a hospitalidade dos penafidelenses", assinalou.

As celebrações oficiais do "Dia Nacional do Motociclista" realizaram-se pela primeira vez no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, em 1997, tendo desde então, anos após ano, percorrido as principais cidades do país.