A qualificação para o Grande Prémio de Itália em Formula 1 foi um pouco atípica.

Vettel (RedBull) voltou a mostrar porque é líder do Mundial de pilotos e arrancou a “pole position”, à frente do seu colega de equipa, Mark Webber.

O alemão, que dominou todas as sessões de classificação, fez a volta mais rápida da pista de Monza em 1:23.755, deixando o seu colega de equipa a 213 milésimas de segundo.

Hulkenberg, ao volante de um Sauber Ferrari, alcançou o terceiro melhor tempo, sendo apenas batido pelos Red Bull. Logo a seguir ficaram os Ferrari de Massa e Alonso, sendo que o brasileiro conseguiu ser mais rápido que o seu companheiro de equipa.

Nico Rosberg foi o melhor da Mercedes e vai partir do sexto posto. Hamilton cometeu um erro na segunda sessão de classificação e ficou fora da luta pela pole position (vai sair da 12.ª posição), tal como o Lothus de Raikonnen que fez o 11.º tempo não esteve na última sessão de qualificação.

Daniel Ricciardo mostrou argumentos e justificou a aposta que a Red Bull fez (ocupará a vaga de Webber na equipa na próxima temporada), ao fazer o sétimo tempo ao volante de um STR Ferrari. Perez bateu Jason Button e ficou à frente do seu colega de equipa, na oitava posição. Destaque ainda para Jean Henrique Vergne, da SRT Ferrari, que fez o décimo melhor tempo.