O sueco Pontus Tidemand (Ford) é o surpreendente líder do Rali da Suécia, segunda prova do Mundial de ralis, enquanto o campeão do mundo, o francês Sebastien Ogier (Volkswagen), foi sétimo na super especial no hipódromo de Karlstad.

Tidemand, de 24 anos, e que luta pelo título de WRC2, surpreendeu ao cumprir os 1,9 quilómetros em 1.32,1 minutos, três décimos de segundo mais rápido do que o norueguês Mads Ostberg (Citroen) e quatro do que o finlandês Jari-Matti Latvala (Volkswagen).

Sebastien Ogier, que venceu a primeira prova do campeonato, em Monte Carlo, ficou a 1,1 segundos, apenas o sétimo melhor tempo, embora num troço muito curto.

A prova foi disputada com tempo seco e temperatura de seis graus positivos, demasiado alta para um rali de inverno (o único do Mundial disputado sobre a nevé), face ao perigo de desprendimento de placas devido a degelo.

A Volkswagen tinha dominado o "shakedown" com os primeiro, quinto e sexto lugares.

Na sexta-feira, os pilotos vão andar perto da fronteira com a Noruega em nove troços cronometrados, o último dos quais uma super especial, igual à de hoje.