O piloto alemão Florian Bergér fez o melhor tempo, este sábado, na prova de qualificações da Challenger Cup (um género de II Liga) da Red Bull Air Race, que decorre este fim de semana no Porto e Gaia.

"Ficámos muito próximos uns dos outros. Houve pouco espaço para erros, especialmente na manobra de inversão vertical. Talvez consiga descobrir algum segredo para melhorar o tempo, mas acho que não é possível. Tudo pode acontecer amanhã. Irá depender muito das mudanças do vento, que poderão ser uma vantagem ou desvantagem quando estiveres na pista", disse o piloto alemão.

Bergér obteve o melhor tempo de 01:20.742, seguido de muito perto do húngaro Daniel Genevey (01:20.999), com Ben Murphy (01:22.064), Kenny Chiang (01:22.145) a conseguiram o terceiro e quarto lugares respetivamente.

A única mulher em prova, a francesa Melanie Astles, conseguiu uma das seis vagas para a corrida final, com um tempo de 01:24.400, assim como Kevin Coleman (01.24.556).

Na fase de qualificação da Red Bull Air Race, cada piloto voa um mínimo de quatro corridas. Antes da fase final da competição, os melhores quatro resultados de cada piloto são somados e o top seis é convidado a voar na final, agendado para este domingo às 12 horas.

A novidade de 2017 é que o Campeão da Challenger Cup não é o piloto que vencer mais corridas, uma vez que a pontuação de cada corrida final é somada às anteriores nas contas do ranking de cada piloto.