Dada a natureza estreita do rio Douro, a pista é muito rápida - existem poucas curvas -, com poucos locais para os pilotos diminuírem a velocidade e é por esta razão que a velocidade de entrada foi reduzida para 180 nós. O percurso tem 17 pórticos que serão voados em duas voltas. Só nas manobras de inversão vertical (VTM, sigla em inglês) os pilotos desaceleram.

"É por isso que as VTM são um elemento chave nesta pista", explicou o nosso especialista. "São a única oportunidade para o piloto ganhar vantagem. Os pilotos irá tentar diferentes manobras para fazer estas inversões", acrescentou um analista da Red Bull.

O analista acredita que há três opções que os pilotos vão tentar usar e ganhar aquela pequena diferença entre ganhar e perder.

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"A primeira coisa que poderão tentar é o 'double pull'. Vimos essa técnica ser utilizada pelo Pete McLeod em Kazan. Nesta manobra o piloto irá puxar para trás o manche, libertar a pressão por breves momentos e depois puxar para trás novamente. A intenção é puxar acima de 10.0g duas vezes, mas não exceder o limite de 0,6 segundos", explicou.

A segunda opção para os pilotos é "iniciarem a VTM o mais rápido possível, mas há um grande risco de o piloto exceder o máximo das foras G e serem desqualificados".

Segundo o especialista, a última opção para os pilotos ganharem vantagem é: "Nariz para cima no pórtico da VTM. Os pilotos irão tentar iniciar a subida antes do pórtico para assim terem o nariz um pouco para cima quando começarem a VTM. O truque é não receberem uma penalização ao subirem."

Todas as VTM têm de ser feitas até o avião estar na vertical, senão os pilotos serão penalizados num segundo, mas as manobras irão proporcionar uma grande corrida.

"Com as linhas de segurança tão próximas da linha de corrida, as escolhidas pelos pilotos não irá diferir muito. Isto irá fazer com que existam tempos muito próximo. Será uma corrida emocionante".

O tricampeão do Mundo Paul Bonhomme sabe o que é preciso para ganhar nesta deslumbrante pista sobre o rio Douro. É preciso voar com suavidade, senão, não se consegue vencer. Junta-te a Bonhomme enquanto ele voa sobre este percurso, para ver como se tem de fazer para se ficar no primeiro lugar do pódio no Porto.

A partir das 12 horas deste domingo decorre a final da Challenger Cup. Às 13 horas é a vez dos pilotos da Master Class (Principal Divisão) entrarem em ação.