Helmut Marko, consultor da equipa Red Bull, criticou hoje a sanção imposta ao bicampeão mundial de de Fórmula 1 Sebastian Vettel pela FIA (Federação Internacional do Automóvel), comparando-a a uma «pena de morte para um ladrão de galinhas».

Os reparos foram feitos no canal de televisão austríaco Servus TV, propriedade da Red Bull, depois de Vettel ter sido penalizado em 20 segundos no domingo, no Grande Prémio da Alemanha, onde o colégio de comissários considerou que o alemão transitou fora da pista na ultrapassagem a Jenson Button (McLaren), na penúltima volta da corrida.

Com esta penalização, Vettel “caiu” do segundo para o quinto posto na corrida, sendo “ultrapassado” por Button, pelo finlandês Kimi Raikkonen (Lotus) e pelo japonês Kamui Kobayashi (Sauber).

Para o consultor da Red Bull a ultrapassagem de Vettel era «legal», não tendo registado «nenhuma irregularidade» na manobra.

Com dez corridas já realizadas, Vettel é terceiro no Mundial, a 44 pontos do primeiro classificado, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), vencedor da corrida no passado domingo.

O segundo lugar é ocupado pelo companheiro de Vettel na Red Bull, o australiano Mark Webber, a 34 pontos de Alonso.