O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) emergiu hoje do caos no Grande Prémio do Azerbaijão, que teve quatro entradas do ‘safety car’ e uma interrupção, com bandeira vermelha, para vencer a oitava prova do Mundial de Fórmula 1.

Ricciardo, de 28 anos, conquistou o primeiro triunfo do ano e o quinto da carreira no circuito urbano de Baku, batendo por 3,904 segundos o Valtteri Bottas (Mercedes) e por 4,009 o canadiano Lance Stroll (Williams), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) terminou no quarto lugar, imediatamente à frente de Lewis Hamilton (Mercedes), que tinha partido da ‘pole position’, o que lhe permitiu aumentar para 14 pontos a vantagem sobre o britânico na liderança do Mundial de pilotos.

A corrida ficou marcada por vários acidentes, levando mesmo à sua interrupção, à passagem da 22.ª volta, para limpeza detritos depositados no circuito, o que já não acontecia desde março de 2016, no Grande Prémio da Austrália, altura em que foi mostrada pela última vez a bandeira vermelha.

Durante uma das entradas em cena do ‘safety car’, Hamilton, que liderava a corrida, travou bruscamente e Vettel foi incapaz de evitar o embate na traseira do Mercedes. Visivelmente insatisfeito, o alemão acelerou, colocou-se ao lado do britânico e projetou o Ferrari em direção ao monolugar do rival.

O líder do campeonato foi punido com uma passagem pelas ‘boxes’ e 10 segundos de penalização, mas Hamilton perdeu idêntico tempo ao ver-se obrigado a reparar o Mercedes. Nas últimas voltas, o britânico ‘colou-se’ a Vettel, mas nunca esteve em posição de ultrapassar.

O facto de Ricciardo ter vencido, depois de ter arrancado do 10.º lugar da grelha de partida, e de Bottas ter recuperado do último lugar - para o qual caiu em consequência de um incidente no início da corrida – até ao segundo, demonstra o quanto a prova foi invulgar.

O estreante Stroll, de apenas 18 anos, foi dos poucos que escapou às ‘armadilhas’ do circuito citadino da capital do Azerbaijão e isso valeu-lhe a primeira presença no pódio na categoria rainha do desporto automóvel.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.