O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) conquistou hoje a “pole position” do Grande Prémio do Japão, 15ª prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, ao conseguir o melhor tempo da qualificação em Suzuka.

Vettel ficou à frente do australiano Mark Webber, também da Red Bull, fazendo com que, pela primeira vez nesta temporada, a equipa anglo-austríaca monopolize a primeira linha da grelha de partida.

Com o tempo de 1.30,84 minutos, Vettel obteve o seu melhor tempo das qualificações e ficou à frente de Webber por duas décimas de segundo.

Esta é a 34ª “pole position” de Vettel em F1, incluindo quatro de seguida em Suzuka desde 2009. O duplo campeão do mundo está atualmente no segundo lugar do Campeonato atrás do espanhol Fernando Alonso (Ferrari), que obteve o sétimo tempo desta sessão de qualificações.

A surpresa do dia foi Kamui Kobayashi (Sauber), que conseguiu o quarto melhor tempo e partirá na segunda linha, ao lado de Romani Grosjean (Lotus), que obteve o quinto melhor tempo.

Jenson Button (McLaren), vencedor no ano passado em Suzuka e autor do terceiro tempo do dia, vai ser penalizado e partirá no oitavo lugar da grelha, mesmo à frente do colega de equipa Lewis Hamilton, que obteve o nono melhor tempo.

Michael Schumacher (Mercedes), sete vezes campeão do mundo e seis vezes vencedor do GP do Japão e que anunciou na quinta-feira a retirada definitiva, foi eliminado em Q2, com o 13º tempo e partirá portanto na última linha da grelha.