O francês Sébastien Ogier (Volkswagen Polo) ascendeu hoje à liderança da geral no rali da Austrália, no final do segundo dia de prova em Coffs Harbour, à frente de Mikko Hirvonen (Citroën) e de Thierry Neuville (Ford).
Caso a classificação se mantenha como está até final da prova, a 10.ª do calendário mundial, o francês sagra-se campeão do mundo, quando faltam disputar três ralis (França, Espanha e Reino Unido).
Ogier foi o mais rápido em sete das oito especiais do segundo dia, terminando a jornada com 20 segundos de vantagem sobre o finlandês Hirvonen e 38,1 segundos sobre o belga Neuville.
Neuville, que sentiu dificuldades nas especiais da manhã (madrugada em Lisboa), recuperou na parte da tarde e conseguiu passar o britânico Kris Meeke (em Citroën), que terminou o dia em quarto lugar, a 38,6 segundos de Ogier.
Ogier poderá sagrar-se campeão do Mundo de ralis no domingo, na Austrália, bastando-lhe para isso conseguir nove pontos de vantagem sobre o segundo na classificação geral, Thierry Neuville.
O rali da Austrália decorre de quinta-feira até domingo, num total de 22 classificativas distribuídas por quatro dias, 353 quilómetros cronometrados e 580 de ligação.
O terceiro dia de prova (sábado de manhã na Austrália, madrugada em Lisboa) inclui seis classificativas, numa total de 132 quilómetros cronometrados, arranca com a especial 11, de 49,9 quilómetros, em Nambucca.