O norueguês Petter Solberg confirmou hoje que não vai competir no Mundial de ralis de 2013, depois de não renovar o contrato com a equipa M-Sport e ver-se obrigado a procurar patrocinadores para poder ter um automóvel privado.

Solberg, que foi campeão do Mundo em 2003 e duas vezes vice-campeão, não afasta a possibilidade de participar em alguns dos ralis do Mundial, mas sem apostar na totalidade do calendário.

O piloto, de 38 anos, terminou o último Mundial no quinto lugar, ao volante de um Ford Fiesta RS WRC.

«Procurarei dirigir a minha atenção para uma direção diferente, depois de uma carreira de sucessos», afirma Solberg, em declarações publicadas na página internet do Mundial de ralis.

Solberg escreve que está «muito agradecido e contente» pelo que viveu nos 15 anos de piloto de ralis do Mundial. «Agora, estou muito triste, já o sabem, teria gostado de continuar a pilotar por mais alguns anos, mas não terei um programa no WRC para o próximo ano», acrescenta.

«Já disse que estou disposto a correr sem cobrar, mas não vou pagar para competir. Isso não quer dizer que nunca mais me verão num World Rally Car, mas, por agora, creio que deixar o Mundial é o melhor», refere ainda Solberg, que tentou até agora ser o terceiro piloto da M-Sport.

Em 15 anos de Mundial, Solberg disputou 188 ralis, dos quais ganhou 13. Foi segundo 15 vezes e terceiro por 24 ocasiões. Somou 852 pontos e 456 melhores tempos em especiais.