O português Miguel Oliveira (KTM) pode sagrar-se hoje campeão mundial de motociclismo em Moto3, o que acontecerá se vencer o Grande Prémio da Comunidade Valenciana e o britânico Danny Kent (Honda) falhar o ‘top 14’.

Miguel Oliveira, que parte do quarto lugar da grelha de partida, arranca para a 18.ª e última prova do Mundial a 24 pontos de Kent, apenas 18.º na qualificação.

O britânico é, ainda assim, o claro favorito para conquistar o título, pois só precisa de acabar a prova entre os 14 primeiros para superar o português.

Apesar disso, o piloto da KTM considera que está “tudo em aberto para a corrida”, garantindo estar “confiante” para o ‘duelo’ com o britânico Dany Kent (Honda), que terá as coisas um pouco dificultadas nas primeiras voltas”.

Danny Kent lidera o campeonato, com 24 pontos de vantagem sobre o piloto português, o único que pode impedir o britânico de conquistar o título.

Vencedor das duas últimas corridas do Mundial e já com a promoção assegurada à categoria Moto2 em 2016, Miguel Oliveira precisa de vencer no domingo a corrida de Valência e esperar que Kent não faça melhor do que o 15.º lugar, que vale apenas um ponto.

Se Oliveira vencer e Kent somar um ponto, os dois pilotos ficariam em igualdade pontual, mas com vantagem para o português, já que, ficando ambos com o mesmo número de vitórias, o desempate seria feito pelo maior número de segundos lugares, que é favorável ao piloto da KTM (três contra um de Kent).

O Grande Prémio da Comunidade Valenciana de Moto3 disputa-se domingo, a partir das 10:00 (horas de Lisboa), sendo que, pelas 13:00, o italiano Valentino Rossi e o espanhol Jorge Lorenzo, ambos da Yamaha, discutem o título de MotoGP.

O transalpino tem sete pontos de vantagem, mas, devido a uma polémica penalização, na última corrida, foi ‘atirado’ para o último lugar da grelha de partida, enquanto o espanhol sai da frente, pois conquistou a ‘pole’, com um novo recorde do circuito.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.