O italiano Valentino Rossi (Yamaha) venceu hoje a categoria de MotoGP do Grande Prémio da Holanda de motociclismo, superando o espanhol Marc Marquez (Honda) num final de última volta controverso.

Num dia marcado pela segunda vitória na categoria de Moto3 do português Miguel Oliveira (KTM), Rossi superou o campeão do mundo em título, tendo os dois pilotos se tocado numa das últimas curvas do circuito de Assen, com Rossi a passar pela gravilha, mas ainda com possibilidade de se manter na frente.

Rossi, que 'assinou' a sua 111.ª vitória da carreira, 85.ª na categoria rainha e a terceira da temporada, acentua assim a sua liderança no campeonato, contando agora 163 pontos, mais 10 do que o segundo, o espanhol Jorge Lorenzo, seu companheiro de equipa na Yamaha.

Saído da 'pole', Rossi, que colocou fim a uma série de quatro triunfos consecutivos de Lorenzo, liderou a prova até sete voltas do fim, altura em que Marquez saltou para a frente, mas o italiano, apesar de ultrapassado, não deixou o espanhol fugir e entrou na última volta novamente na frente.

Desta forma, o duelo previsto entre os dois veio a concretizar-se, tendo chegado ao 'rubro' na última 'chicane', quando ambos se tocaram, numa altura em que Marques deu o tudo por tudo para voltar à liderança. Rossi chegou a sair de pista, mas manteve-se na frente, enquanto Marquez perdeu velocidade com o toque.

Entretanto, na categoria de Moto2, o francês Johann Zarco (Kalex) reforçou a condição de líder, ao vencer a prova, enquanto em Moto3, Miguel Oliveira (KTM) obteve o segundo triunfo na carreira, reforçando o terceiro lugar, num campeonato liderado pelo britânico Danny Kent (Honda).

A próxima prova do campeonato, o Grande Prémio da Alemanha, está agendada para 12 de julho, no circuito de Sachsenring.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.