O alemão Sebastian Vettel (Red Bull-Renault), tetracampeão do Mundo de Fórmula 1, falhou hoje a terceira fase de qualificação (Q3) para o Grande Prémio da Austrália, algo que não ocorria há 27 corridas.

Vettel não foi além do 13.º melhor tempo nas sessões de qualificação para o primeiro Grande Prémio da temporada de 2014, estabelecendo a sua melhor volta em 1.44,668 minutos, ainda no segundo período de qualificação (Q2).

O piloto alemão não ficava de fora dos 10 primeiros da qualificação há 27 corridas, desde o Grande Prémio da Bélgica de 2012, quando obteve o 11.º tempo, apesar de ter partido do 10.º lugar da grelha de partida, beneficiando de uma penalização ao australiano Mark Webber, então seu companheiro de equipa.

Além de Vettel, também o britânico Jenson Button (McLaren) e o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) foram eliminados no Q2, numa qualificação dominada pelo britânico Lewis Hamilton (Mercedes), que conseguiu a “pole position”.

No domingo, ao lado do campeão do Mundo de 2008 na grelha de partida vai estar o australiano Daniel Ricciardo, que, na estreia pela Red Bull, relegou o alemão Nico Rosberg, companheiro de equipa de Hamilton, para o terceiro lugar.

O dinamarquês Kevin Magnussen (McLaren) e o russo Daniil Kvyat (Toro Rosso), a cumprirem a primeira corrida na Fórmula 1, asseguraram o quarto e o oitavo lugares da grelha de partida, respetivamente.