O piloto australiano Mark Webber foi penalizado em cinco lugares na largada para o Grande Prémio da Alemanha, 10.ª prova do Mundial de fórmula 1, que se disputa no domingo, em Hockenheim.

A equipa Red Bull apercebeu-se, após o Grande Prémio da Grã-Bretanha, que tinha de mudar a caixa de velocidades do monolugar de Webber, segundo classificado do Mundial, e que essa mudança tinha de ocorrer antes da prova deste fim de semana.

Como os regulamentos obrigam que cada caixa de velocidades efetue um mínimo de cinco corridas, o que não sucedia com a de Webber, o piloto vai largar cinco posições abaixo daquela que conseguir na qualificação de hoje para o grande prémio germânico. Também o alemão Nico Rosberg (Mercedes) vai receber a mesma penalização pelo mesmo motivo.

Entretanto, o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), bicampeão do Mundo e líder do Mundial, foi o mais rápido na terceira sessão de treinos livres, a última antes da sessão de qualificação, que se inicia às 14:00 locais (13:00 em Lisboa).

Alonso efetuou a sua melhor volta em 1.16,014 minutos, menos 77 milésimos de segundo do que o inglês Lewis Hamilton (McLaren), tempos registados ainda com a pista seca, numa sessão cujos últimos sete minutos decorreram debaixo de um grande aguaceiro.