A nadadora australiana Ariarne Titmus bateu hoje o recorde do mundo dos 400 metros livres ao sagrar-se campeã mundial em Fukuoka, Japão, nadando a distância na final em 3.55,48 minutos.

Titmus, de 22 anos, ‘baixou’ a marca da canadiana Summer McIntosh (3.56,08), que hoje foi quarta, com outra antiga recordista, a norte-americana Katie Ledecky, na prata. Erika Fairweather, da Nova Zelândia, fechou o pódio.

A vigente campeã olímpica da distância conseguiu o segundo título mundial, recuperando também o recorde do mundo, que McIntosh, um ‘fenómeno’ de 16 anos, lhe tinha ‘roubado’ em março.

Apesar de perder para Titmus, de novo campeã do Mundo após Gwangju2019, Ledecky regressou para somar a 23.ª medalha em Mundiais.

De resto, a Austrália ‘limpou’ os 400 livres, uma vez que Samuel Short se impôs na prova masculina, aos 19 anos, com um tempo de 3.40,68 minutos, à frente do tunisino Ahmed Hafnaoui, novo recordista de África a dois décimos do vencedor, e do alemão Lukas Märtens, campeão mundial em 2022 e hoje terceiro.