A nadadora portuguesa Francisca Martins apontou hoje aos mínimos para os Jogos Olímpicos Paris2024 nos 400 metros livres, uma das três distâncias que vai nadar nos Europeus de Belgrado.

“O objetivo principal é alcançar mínimos para os Jogos na prova dos 400 metros livres. É só no último dia. Até lá tenho mais duas provas em que quero fazer a melhor classificação possível”, disse à agência Lusa a nadadora portuguesa, de 21 anos.

Francisca Martins, que será a segunda portuguesa a entrar em ação na segunda-feira, após Camila Rebelo, vai disputar os 200, 400 e 800 metros livres, e acredita que “neste Europeu isso é possível, [e também] alcançar meias-finais e finais”.

“O objetivo é bater recordes pessoais. Esse é o primeiro objetivo. Depois alcançar a melhor classificação possível, que penso que pode ser muito boa nestes Europeus”, referiu.

A pouco mais de um mês do início dos Jogos Olímpicos Paris2024, muitos nadadores já apurados preferiram abdicar da presença em Belgrado – Camila Rebelo é a única portuguesa com mínimos presente –, com Francisca Martins a acreditar que “pode ser uma boa oportunidade para muitas pessoas que por vezes passam despercebidas, mas têm um bom nível”.

“Acabam por passar despercebidas pelos muito bons resultados de atletas que têm nível de Jogos Olímpicos e de finais de Jogos Olímpicos. Pode ser muito bom para revelar alguns talentos escondidos que passam um bocado despercebidos”, assumiu.

Francisca Martins vai estrear-se nas eliminatórias dos 800 metros na segunda-feira, às 14:28 locais (13:28 em Lisboa), numa piscina ao ar livre, com previsão de temperaturas superiores a 30 graus celsius.

“Eu prefiro que seja mais tarde um pouco, do que no início da manhã. Eu rendo melhor mais ao final da manhã do que ao início da manhã. Acho que esse fator não afeta”, afiançou.

A questão do calor “dá para resguardar com a piscina interior”, refere a nadadora lusa.

“Acho que dá para controlar esses fatores todos, por isso, acho que pode ser uma prova muito boa, apesar de não ser a minha prova principal, é só uma prova para começar a competir, para abrir o apetite da competição, perceber como as coisas funcionam e como estou a reagir a todos os fatores. É uma espécie de prova de teste para começar os Europeus”, concluiu.

As provas de natação pura dos Europeus aquáticos de Belgrado disputam-se de segunda-feira a domingo, com Portugal a estar representado por quatro nadadores – Francisca Martins, Ana Pinho Rodrigues, Camila Rebelo e Gabriel Lopes.