A húngara Katinka Hosszu conquistou hoje a 50.ª medalha em piscina curta, ao vencer o ouro nos 400 metros estilos no primeiro dia dos Europeus de Glasgow, em que a Itália somou quatro medalhas.
Em Glasgow, a Itália saiu na frente com quatro medalhas, em seis finais, no primeiro dia, encerrado com o ouro russo nos 4x50 metros livres masculinos, à frente de polacos, segundos, e italianos, terceiros.
O dia foi da ‘Dama de Ferro’, alcunha dada à húngara Katinka Hosszu, que hoje conquistou a 50.ª medalha de piscina curta, a 90.ª medalha internacional, entre Mundiais, Europeus e Jogos Olímpicos, e o 60.º ouro da carreira neste trio de provas.
Hosszu impôs-se nos 400 metros estilos, batendo a compatriota Zsuzsanna Jakabos, segunda, e a italiana Ilaria Cusinato, com Benedetta Pilato a dar o ouro à Itália na outra final feminina do dia, os 50 bruços, numa ‘dobradinha’ daquele país, que colocou Martina Carraro em segundo, ficando Mona McSharry, da Irlanda, com o bronze.
A primeira final do dia consagrou o polaco Radoslaw Kawecki nos 200 metros costas, à frente de Christian Diener (Alemanha), segundo, e Luke Greenbank (Reino Unido), terceiro, enquanto o lituano Danas Rapsys celebrou o ouro nos 400 livres.
Para Portugal, o dia fica marcado por um novo recorde nacional de Diana Durães, que se apurou para a final dos 800 metros livres, com um tempo de 8.20,97 minutos.
A nadadora natural de Fafe já detinha o máximo nacional, mais de dois segundos mais lento que a nova marca, numa distância em que Tamila Holub foi 12.ª, ficando de fora da final de quinta-feira.
Nos 50 metros bruços, Alexandre Amorim e Francisco Quintas falharam a qualificação para as meias-finais. Quintas foi 36.º nas eliminatórias, em 27,72 segundos, e Amorim terminou em 41.º, em 28,22.
José Lopes também não conseguiu a qualificação para a final dos 400 metros livres, ao ser 19.ª nas eliminatórias, com uma marca de 3.45,03 minutos.
Comentários