Portugal vai estar representado por oito nadadores, quatro dos quais com mínimos para os Jogos Olímpicos, nos Campeonatos Europeus de piscina curta, que decorrerá na Roménia, que têm como principal objetivo a presença em meias-finais e finais

“O objetivo é que todos os nadadores consigam obter classificações, como habitualmente, até ao 16º lugar e contamos que seja possível que um bom número deles consiga participar em finais”, disse José Machado, diretor desportivo da Federação Portuguesa de Natação (FPN), à agência Lusa, numa antevisão da competição que decorre entre terça-feira e domingo, em Otopeni, na Roménia.

O responsável da FPN considerou que, além das aspirações à presença entre os 16 melhores, “numa perspetiva, razoavelmente otimista, metade ou mais até poderá aspirar à presença na final”.

No entanto, José Machado ressalva o facto de por se estar a viver uma época em que vai haver Jogos Olímpicos, que decorrem em Paris entre 26 de julho e 11 de agosto, há muitos nadadores que “estão a trabalhar para atingirem nessa altura o seu pico de forma”.

“Não vai ser aqui [nos Europeus] que os melhores atletas vão estar na sua melhor forma. De qualquer maneira, é um campeonato da Europa, nós nas últimas participações em campeonatos da Europa e campeonatos do mundo, temos conseguido sempre deixar a nossa marca, e espero que aqui não seja diferente”, afirmou.

O diretor desportivo considerou que os Europeus de Otopeni serão o ponto alto da época de piscina curta, mas lembrou que em fevereiro vão decorrer, em Doha, os Mundiais, que serão mais uma oportunidade de apuramento para os Jogos Olímpicos.

Em Otopeni, uma cidade próxima da capital Bucareste, Portugal vai estar representado por Diogo Ribeiro, Gabriel Lopes, Miguel Nascimento e João Costa, em masculinos, e por Ana Guedes, Camila Rebelo, Francisca Martins e Mariana Cunha, no setor feminino.

Entre os oito representantes lusos já garantiram mínimos para os Jogos Olímpicos Paris2024 Miguel Nascimento, Diogo Ribeiro, João Costa e Camila Rebelo.

Seleção portuguesa e provas nas quais participam:

- Ana Guedes (GCVR-Ginásio Vila Real) - 50 costas, 50 mariposa, e 100 mariposa.

-Camila Rebelo (ALN-Lousan Natação) – 50, 100 e 200 costas.

-Francisca Martins (FOCA-Quinta da Lixa) – 100, 200 e 400 livres.

- Mariana Cunha (CN Colégio Efanor) – 50 costas, 100 estilos, 50, 100 e 200 mariposa.

- Diogo Ribeiro (Benfica) – 100 livres, 50 e 100 mariposa.

- Gabriel Lopes (ALN-Lousan Natação): 50, 100 e 200 costas,

- Miguel Nascimento (Benfica) – 50 mariposa, 50 e 100 livres.

- João Costa (Vitória SC) - 50, 100 e 200 costas.

Estafetas: Masculinos 4x50 estilos.

Femininos 4x50 livres.

Mistos 4x50 livres e 4x50 estilos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.