Rafael Gil, do Sporting, e Angélica André, do Fluvial Portuense, estão entre a elite mundial de nadadores inscritos para a maratona de águas abertas de Setúbal, que se realiza às 16:00 do próximo sábado, anunciou hoje a organização.

A brasileira Ana Marcela Cunha, tetracampeã mundial e quinta em Pequim2008, o alemão Andreas Waschburger, oitavo em Londres2012, a italiana Rachele Bruni, medalha de prata no Rio2016, e o húngaro Kristof Razovszky, vencedor em Setúbal 2017 e 2018, são outros nadadores com presença confirmada na maratona de Setúbal, hoje apresentada.

Na competição oficial está prevista a participação de cerca de meia centena de nadadores de 21 países, incluindo vários vencedores de anteriores edições da prova realizada em Setúbal.

No que respeita aos portugueses, além de Rafael Gil e Angélica André, está igualmente prevista a presença dos nadadores Cátia Agostinho, Mariana Mendes, Dany Caillé, Diogo José e Tiago Campos.

O selecionador português de natação em águas abertas, Daniel Viegas, disse acreditar numa boa participação portuguesa na prova, que é considerada uma das mais difíceis do circuito mundial da federação internacional de natação (FINA).

"É uma das provas mais duras do circuito mundial devido à imprevisibilidade do rio Sado, porque tanto se pode nadar com ondas, com correntes para um lado ou o outro, ou como se estivéssemos numa piscina", disse Daniel Viegas.

Para a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, o prestígio alcançado pela prova justifica o investimento feito pelo município e que "tem retorno para o setor turístico e não só", porque os atletas vêm com outras pessoas que os acompanham e que "acabam por permanecer e desfrutar da cidade e da região de Setúbal durante uma semana".

Antes da competição oficial, que terá início no sábado, às 16:00, realiza-se o Open Challenge, uma prova aberta à participação popular e para a qual já há mais de 500 inscritos.

O Open Challenge, constituído por três distâncias - 200, 600 e 2000 metros -, tem início previsto para as 10:00 de sábado.

Na cerimónia de apresentação, o Município anunciou a candidatura para que a competição do próximo ano sirva de qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, a exemplo do que ocorreu em Londres2012 e Rio2016.

Apesar deste anúncio, a autarquia reconheceu ser pouco provável que seja novamente escolhida, uma vez que há outras candidaturas.