O nadador português Tiago Neves bateu hoje o recorde nacional dos 100 metros mariposa, com o tempo de 1.00,50 minutos, nos Surdolímpicos que estão a decorrer em Samsum, Turquia.

Apesar de estabelecer uma nova marca nacional, o nadador não conseguiu aceder à final da distância, tendo sido quinto da segunda eliminatória, acabando com a 12.ª marca das quatro ‘heats’.

Antes, Neves já tinha nadado os 50 metros livres, onde também não passou à final, tendo feito o 20.º melhor registo, com 25,68 segundos. Miguel Cruz também nadou a distância e terminou com 26,65, o 30.º melhor registo.

No atletismo, Hemilton Costa conseguiu hoje o apuramento para a final de salto em comprimento, ao conseguir a quarta melhor marca do dia, com 6.81 metros, que lhe valeu o ‘bilhete’ para a final de quarta-feira à tarde.

Até agora, Portugal somou duas medalhas nos Jogos Surdolímpicos – graças ao lutador Hugo Passos, que conquistou uma medalha de prata na categoria -71 kg da luta grego romana, e de Joana Santos, que venceu a medalha de bronze em -63 kg.