O português Tiago Silva conclui hoje com um terceiro lugar na final dos 50 metros bruços da classe SB2, com recorde nacional, a sua participação na etapa egípcia da Taça Mundo de natação paralímpica, que decorreu no Cairo.
No último dia da competição, Tiago Silva melhorara de manhã o recorde de S3 para 1.49,91 minutos, apurando-se para a final, onde nadou em 1.52,10 minutos, recorde nacional na classe SB2.
No New Capital Sports Complex Swimming Pool do Cairo, o nadador do CLAC-Clube de Lazer Aventura e Competição do Entroncamento já tinha conseguido na véspera recordes nacionais da classe S3 nos 50 e 100 metros livres.
Na natação paralímpica, os nadadores com deficiências motoras são agrupados nos diversos estilos de acordo com as suas capacidades funcionais, através de avaliações, nomeadamente, da força muscular, coordenação e limitação de movimentos.
O número da classe é antecedido pela letra S (Swimming), sendo que as classes S1 a S10 agrupam nadadores com limitações físico-motoras, as classes entre 11 e 13 nadadores com deficiência visual e a classe S14 é exclusiva para atletas com deficiência intelectual.
Nos Jogos Paralímpicos Paris2024, a natação portuguesa contou com quatro representantes – das classes S6, S8, S9 e S11 – tendo Diogo Cancela conseguido uma medalha de bronze, o primeiro pódio na competição desde Pequim2008.
Comentários