Setúbal tem sido palco assíduo das principais competições internacionais desta modalidade, tendo acolhido provas decisivas de apuramento para os Jogos Olímpicos Londres2012, Rio2016 e Tóquio2020.
Depois de agradecer aos dois anteriores presidentes, Paulo Frischknecht e António José Silva, Arrobas referiu que este é “um dia que marca o início de um novo tempo de herança de quase 100 anos de história” da FPN.
Bicampeão mundial em Doha2024, em 50 e 100 metros mariposa, Ribeiro figura como um dos maiores nadadores portugueses de sempre e atribuiu parte desse sucesso aos lisboetas.
Emma McKeon tornou-se a atleta australiana mais medalhada em Jogos Olímpicos, conquistando seis medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze no Rio2016, Tóquio2020 e Paris2024.
Rui Sardinha, que ocupou nos últimos 12 anos o cargo de vice-presidente, tendo a responsabilidade da alta competição, conclui afirmando: "O mar representa a serenidade com que encaro estas coisas".
O nadador do Sporting melhorou o seu recorde nos 50 metros mariposa, agora fixado nos 30,62 segundos, na piscina de Crawley, igualando esse feito nos 100 metros mariposa, cujo máximo tempo mundial agora é de 1.09,69 minutos.
A Lista B venceu também nos escrutínios para o Conselho de Justiça, com 23 votos, contra 14 da lista A, Fiscal, de Disciplina e de Arbitragem, nos três casos com 22 contra 15.
Nos 100 metros costas, Regan Smith, que saiu dos Jogos Paris2024 com duas medalhas de ouro e três de prata, bateu o recorde mundial (54,41 segundos) que lhe pertencia desde a semana passada, ao nadar hoje em 54,27.
Nos últimos 12 anos, a FPN tem sido liderada por António Silva, que preside à European Aquatics (LEN) e cumpre o terceiro e último mandato à frente do organismo que rege a natação em Portugal.
A convocatória da Assembleia Geral Eleitoral foi feita pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, Alberto Mota Borges, devendo realizar-se na sede da FPN, no Complexo do Jamor, entre as 13:00 e as 17:00 horas de 16 de novembro, um sábado.
Durante a manhã de sábado, está prevista a realização de duas provas ('mass event') abertas à participação de todos, uma de 500 metros, que terá início às 10:15, e outra de 1.600 metros, a partir das 10:45, também com partida e chegada junto ao Parque Urbano de Albarquel.
A competição, que junta atletas entre os 14 e os 19 anos, regressa assim a Setúbal, onde decorreu em 2022, cidade com tradição na organização de provas internacionais de águas abertas.
Igualmente inscrita está a portuguesa Angélica André, que foi 12.ª nos últimos Jogos Olímpicos, num evento que aproveita o Estuário do Sado para um percurso de 10 quilómetros.
O olímpico português Tiago Campos e Mafalda Rosa, ambos do Clube de Natação de Rio Maior, procuram fazer o ‘tri’, após terem vencido as duas primeiras provas do evento.
O Mundial de Natação no gelo é uma competição organizada pela Federação Internacional de Natação no Gelo, que tem como principal dinamizador o argentino Matias Ola, ultramaratonista de águas abertas.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.