Dois lugares de honra, foi este o saldo da participação portuguesa no primeiro dia de competições do Campeonato do Mundo de Orientação de Desporto Escolar ISF 2015, a decorrer na Turquia.

João Novo e Ricardo Ferreira foram os autores da proeza, ao concluírem a prova de Distância Longa nas 6ª e 5ª posições, respetivamente, nas competições para equipas de Escola e de Seleções.

Concluído que está o primeiro dia de competição dos Campeonatos do Mundo de Orientação de Desporto Escolar ISF 2015, é hora de saborear os primeiros bons resultados para a comitiva portuguesa com a obtenção de dois lugares no pódio. Tratou-se da prova de Distância Longa, disputada num terreno exigente fisicamente, caracterizado pelo desnível e por um solo muito pedregoso que condicionou sobremaneira a velocidade de progressão, ainda que em percursos tecnicamente nem sempre muito desafiantes.

Em termos desportivos o destaque neste primeiro dia vai - eventualmente sem surpresa (!) - para os atletas João Novo e Ricardo Ferreira, respetivamente 6º e 5º classificados nas competições para equipas de Escola e Seleções. Sem duvida magnificas prestações numa competição de elevado nível mundial que, para além de garantirem aos atletas a subida ao pódio para receberem os respetivos diplomas e reconhecimento, são uma valiosa contribuição para a pontuação coletiva final das equipas que integram. Ver-se-á, no final da competição, até onde poderão chegar estas equipas, sendo que uma classificação intermédia não oficial as coloca muito próximo das medalhas no final deste primeiro dia. Em termos organizativos pode dizer-se, no que à preparação e desenrolar da prova de Distância Longa diz respeito, que não estando de nenhuma forma beliscado o essencial - uma competição justa e séria -, haveria contudo alguns aspetos, quer na componente logística quer na técnica, com margem para melhorias significativas.

Foram em número de 440 os atletas que disputaram esta prova de Distância Longa, distribuídos por oito escalões. Globalmente, a Suécia e a Áustria conquistaram duas medalhas de ouro cada, com a Suécia a “desempatar” com duas medalhas de prata contra uma dos austríacos e a comandar o medalheiro destes Campeonatos no final do primeiro dia de competições. As restantes medalhas de ouro couberam a atletas da Escócia, Inglaterra, Finlândia e Nova Zelândia. Nomes como os de Olli Pekka Heikillä, Isac Von Krusenstierna, Elin Granstedt, Jasmina Gassner, Leo Holper, Alastair Thomas, Jenna Tidswell ou Grace Molloy fazem-se desde já notar, na senda de muitos e bons atletas que se mostraram ao Mundo pela primeira vez nos Mundiais de Desporto Escolar e hoje são estrelas fulgurantes no firmamento da Orientação a nível Mundial. Para amanhã está reservada uma surpresa nesta vinda da comitiva lusa à pátria fundada por Mustafa Kemal Ataturk…