A África do Sul garantiu hoje, sem surpresa, o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de râguebi, ao derrotar no estádio olímpico de Londres a Argentina, por 24-13.

Os 'springboks', que perderam o acesso à final com a Nova Zelândia por apenas 20-18, foram hoje muito superiores aos 'pumas', a quem já ganhavam por 16-0 ao intervalo.

Depois de um arranque de campeonato irreconhecível, com derrota ante o Japão, a África do Sul acertou o passo e só viria a perder mesmo na meia-final, discutindo o acesso ao jogo do título até aos últimos segundos.

O médio de abertura argentino Nicolás Sanchez reforçou-se como o melhor marcador do torneio, ao conseguir uma conversão, uma penalidade e ainda um 'drop', elevando a sua contabilidade pessoal para 97 pontos no torneio.

Do lado dos sul-africanos, que tiveram em Damien de Allende o MVP do jogo, o destaque negativo vai para Bryan Habana, que não conseguiu chegar ao ensaio e assim não ultrapassou o recorde de 15 ‘tries’ em Mundiais que patilha com o neozelandês Jonah Lomu.

Na final de consolação, a Argentina só atenuou a derrota mesmo no último minuto, com o ensaio de Orlandi, quando o marcador indicava 24-6, um resultado 'severo' demais para os 'pumas'.

JP Pietersen (06) e Eben Etzebeh (43) fizeram os ensaios da equipa vencedora, com Handré Pollard a assegurar uma conversão e falhar outra (07). Pollard somou também quatro penalidades (14, 33, 40 e 48).

Além do ensaio de Orlandi, no minuto 80, os restantes pontos dos sul-americanos foram todos de Sánchez - 'drop' aos 42, penalidade aos 52 e conversão de ensaio aos 90.

A final do Mundial será disputada sábado entre Nova Zelândia e Austrália a 01 de novembro, pelas 16:00, em Twickenham, Londres, no que será a consagração do primeiro tricampeão da história do Mundial.

Pela primeira vez na competição, esta edição, disputada em Inglaterra e País de Gales, terminam com quatro seleções austrais nos quatro primeiros lugares.